ODONTOPEDIATRIA

     A odontopediatria é o ramo da odontologia que cuida da saúde bucal das crianças. Hoje sabemos que o grande medo que as pessoas têm de enfrentar a cadeira do dentista é devido às experiências negativas que tiveram quando crianças. Por esse motivo, o trabalho da odontopediatria é tão importante.


     É ela a responsável pela higiene não só das crianças que já tem dentinhos, mas também dos bebês e das gestantes. Aliás, as mães devem procurar o dentista ainda durante a gravidez, para se informar sobre os cuidados que devem ter a partir do nascimento.


     O tratamento para crianças também requer cuidado especial. Os pequenos precisam de maior atenção e psicologia para que a visita ao dentista não vire uma tortura. O ambiente também deve ser atrativo, ajudando a criança a se sentir confiante e descontraída.

     É importante que os pais conversem com o odontopediatra sobre qualquer experiência ruim que a criança tenha tido para que o profissional saiba ajudá-lo a lidar com esse medo e o tratamento ocorra da melhor maneira possível.

Perguntas e respostas comuns para as famílias


   A amamentação no peito é melhor do que a mamadeira na prevenção de caries na infância?


R: Muitos especialistas recomendam amamentar no peito em vez de utilizar mamadeiras, para a saúde geral da sua criança. Porém, amamentar no peito pode levar a formação de cáries na infância da mesma forma que a amamentação por mamadeira.


Para prevenir as primeiras cáries:
• Evite alimentação durante a noite, tal como trazer o bebê para a sua cama e permitir que ele se amamente a vontade. O leite pode "permanecer" na boca da criança e causar a formação continua de ácido ao longo da noite. Este ácido leva à formação de cárie.
•  Evite deixar o bebê passear com uma mamadeira.
• É recomendado que você encoraje sua criança a beber em copo já no seu primeiro aniversário.


   Tudo bem se minha criança chupar o dedo polegar?

R: Chupar o polegar é normal em crianças; a maioria para por si próprias até os 2 anos de idade.
• Se sua criança chupa o polegar e tem mais de 2 anos de idade, tente desencorajá-la até completar 4 anos.
• Chupar o dedo além da idade de 4 anos pode levar ao problemas de dentes tortos, apinhamento e/ou de mordida.


   Tudo bem se meu bebê usar a chupeta? 

R: Sim, mas não a coloque em açúcar, mel, ou líquidos adoçados. Além disso:
• Tente fazer com que sua criança abandone o hábito da chupeta até os 2 anos de idade.
• Lembre-se: embora a chupeta e o hábito de chupar o polegar tragam as mesmas conseqüências à saúde da criança, a chupeta, na prática, pode ser uma escolha melhor já que é mais fácil a criança deixar esse hábito quando necessário do que deixar de chupar o polegar.


   Qual é o melhor método para escovar os dentes de uma criança pequena?


R: Use uma escova pequena e com cerdas macias. Faça movimen- tos circulares ou movimen- tos ondulados em todas as superfícies dos dentes, particular- mente onde o dente encontra a gengiva. Quando sua criança aprender a cuspir, use uma pequena quantidade de creme dental com flúor do tamanho de uma ervilha na escova. As famílias devem pedir ao odontopediatra que demonstre a escovação correta na visita da criança ao mesmo.


   Posso transmitir bactérias prejudiciais que possam afetar os dentes do meu bebê?

R: Sim. Bactérias causadoras de cáries podem ser transmitidas via contato - tal como quando o bebê puser as mãos em sua boca, e logo na própria boca. É por isso que é tão importante você manter seus próprios dentes e gengivas saudáveis.


     Além disso, pesquisas têm mostrado que já que uma mulher grávida compartilha seu sangue com seu bebê antes de nascer, qualquer infecção em sua boca - como uma cárie ou doença de gengiva (periodontal) - pode afetar o bebê. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Dentais e Crânio-facial do Instituto Nacional de Saúde, doenças / infecções orais também estão ligadas a problemas como bebês prematuros, e com baixo peso ao nascimento.


   Quando devo começar a usar creme dental com flúor na escovação da minha criança?

R: Quando sua criança souber cuspir. Flúor é seguro e necessário para manter os dentes fortes, mas somente em níveis apropriados. Crianças de tenra idade tendem a engolir quantidades excessivas de creme dental, e isto pode levar a flluorose, que causa a descoloração dos dentes. E lembre-se, mesmo que a sua água seja fluoretada, é necessário utilizar creme dental com flúor. Flúor é necessário tanto em forma "tópica" - como creme dental, quanto em forma "sistêmica" - como água ou suplementos de flúor.




Rua Dr. Guilherme da Silva, 450 (Sala 01) Cambuí, Campinas - SP
Tel: (19) 3383-6617