10 Passos para valorizar a sua secretária

   Quando se estabelece uma data comemorativa em homenagem a um determinado profissional, o objetivo é criar um momento de reflexão sobre o exercício dessa profissão. Em 30 de setembro, quando comemoramos o Dia da Secretária, muitas homenagens são dedicadas a elas, mas é importante também que a sociedade entenda melhor o papel e a importância dessas profissionais.

   Na área odontológica, o elevado valor de uma secretária na vida profissional do dentista é muito difícil de ser mensurado, porque ultrapassa os limites matemáticos e do tipo de resultados que este trabalho oferece. Hoje, o papel das secretárias de clínicas e consultórios é muito complexo e varia de acordo com o tamanho da instituição. Quanto menor o serviço de saúde, mais atribuições elas precisam incorporar em sua rotina de trabalho.

   O dentista, para alcançar sucesso, precisa ter secretárias que realizem seu trabalho com competência, seriedade, humanidade e extremo profissionalismo. É frequente que as secretárias gostem muito do trabalho que realizam, mas, também,
em muitos casos, não se sentirem tão valorizadas. Por vezes, o motivo dessa situação reside no despreparo do dentista para gerenciar sua clínica, assim como sua equipe, acabando por desmotivar essas profissionais.

   Dessa forma, dirijo aos dentistas administradores uma lista de dez passos para garantir uma convivência melhor e mais valorização das secretárias:

   1. Procure reconhecer o importante trabalho da sua secretária. Expresse esse reconhecimento claramente, para que ela saiba que seu esforço está sendo percebido.

   2. Ao apontar erros, faça de forma construtiva, em particular, dialogando. Jamais levante a voz ou deprecie o trabalho. Transforme a situação em oportunidade de aprendizado.

   3. Ofereça oportunidades constantes de aprendizado à secretária, através de cursos e eventos voltados para o conhecimento e desenvolvimento profissional.

   4. Crie com sua secretária oportunidades de diálogo e troca de idéias sobre o andamento do consultório, problemas e soluções. Ouça o que ela tem a dizer e, sempre que possível, implemente suas sugestões.

   5. Oportunidade de crescimento existe em qualquer ambiente de trabalho, não importa se o dentista tem uma única secretária como funcionária. Demonstre que o seu crescimento como dentista também cria novas oportunidades para sua secretária. O sucesso de um serviço de saúde e o consequente aumento da equipe podem levar àquela funcionária a oportunidade de assumir a liderança da equipe que está se formando.

   6. Rotatividade é sempre ruim. Valorize a profissional. Crie condições para que ela permaneça trabalhando com você durante muito tempo e que as novas contratações sejam para o aumento da equipe e não para substituições.

   7. Ao contratar uma secretária, faça isso através de uma rigorosa seleção. Saiba que ela será um apoio fundamental para sua carreira profissional. Assim, deverá ter o perfil de competências adequado àquilo que você deseja profissionalmente.

   8. Ao escutar queixas dos pacientes em relação a sua secretária, ouça o que o cliente tem a dizer, mas também procure conversar e dialogar com a secretária sobre a queixa Trate a queixa com tranquilidade e respeite a sua funcionária, para dar à reclamação um encaminhamento adequado.

   9. Prepare-se melhor para gerenciar sua equipe de colaboradores. Saiba que gerenciar recursos humanos é uma ciência complexa, mas extremamente necessária para o bom andamento do serviço de saúde.

   10. Não se esqueça que existe o Dia da Secretária, 30 de setembro, e quando esse dia chegar, a presenteie e comemore o dia dessa profissional fundamental para sua carreira.

   Quero também lembrar que, apesar de esse artigo ter sido escrito em gênero feminino, me refiro também a todos os homens que, mesmo sendo ainda menos numerosos nessa profissão, exercem também com muita competência e dignidade essa função. Então, a todas as secretárias e secretários do Brasil, deixo aqui a minha admiração e respeito.
Por Márcia Campiolo 
Psicóloga com especialização em
Administração em Recursos Humanos,
atuando há mais de 25 anos.