Implantes Dentários


   Os implantes dentários são substitutos artificiais dos dentes naturais. São pequenas ancoragens com forma de parafusos ou cilindros de titânio colocados dentro do osso. Assim, eles passam a funcionar como suportes fixos para dentes artificiais, tanto para substituir um dente individualmente, quanto para suportar pontes fixas ou dentaduras, no caso de perda total dos dentes. O candidato ideal para colocação de implante deve gozar de boa saúde geral e bucal, e possuir osso adequado nos maxilares para suportar os mesmos. Igualmente importante é que esteja consciente da necessidade de manter constantemente boa higiene oral e manter com seu dentista uma obrigatoriedade de visitas periódicas.


O que são implantes osseointegrados?

   São uma nova geração de Implantes introduzidos a partir da década de 60, mas que só agora atingem um grau de aceitabilidade universal. São normalmente parafusos de titânio colocados nas áreas desdentadas e que apresentam capacidade de exercer as funções mastigatórias e funcionais semelhantes aos dentes naturais. Normalmente é colocado em duas etapas: uma para colocação do implante, que chamamos de fase cirúrgica, e a outra após alguns meses, para colocação da prótese, a qual chamamos fase protética.


Fase Cirúrgica

   Refere-se a colocação do implante e seu recobrimento pela gengiva adjacente. O tecido ósseo se reorganizará ao redor do implante, fixando-o fortemente, o que leva de 3 a 5 meses em geral. A isso chamamos de osseointegração.


Fase Protética

   Consiste na colocação de peças metálicas intermediárias que servirão de ligação entre o implante intra-ósseo e a futura prótese. E por fim, a confecção da prótese propriamente dita.


Qual a chance de um implante dar certo?

   Estudos de longa duração demonstram que certos tipos de implantes apresentam taxas de sucesso acima de 90%, podendo atingir até 97% de sucesso. Para isso é fundamental a colaboração do paciente no pós operatório com a higienização, para que não haja contaminação (infecção) e consequentemente perda do implante.

O que existe de mágico no Titânio?

   Nada. Ele é um material usado em ortopedia há muitas décadas. Simplesmente o titânio não sofre corrosão quando inserido no corpo humano e não apresenta fenômeno de rejeição imunológica.

Quais as contra indicações?

   Apenas de duas ordens: Comprometimento da saúde geral que impeça a realização do ato cirúrgico. Exemplo: doença cardíaca grave, infecção urinária, renal, óssea, anemia… Ausência de osso suficiente para receber os implantes. Devido ao seu diâmetro, os implantes requerem uma espessura e altura ósseas suficientes para fixação dos mesmos. Portanto a quantidade e a qualidade óssea são fundamentais para a estabilidade do implante. Não existe limite de idade, a partir da puberdade qualquer pessoa pode receber implantes.


Existe garantia de sucesso? Quanto tempo dura um implante?

   A princípio pode ser dito que a alta taxa de sucesso é uma boa garantia, mas sempre existe nos processos biológicos uma certa dose de imponderabilidade. Pode-se afirmar que em 95% dos casos, se os implantes não forem perdidos nos dois primeiros anos de uso, durarão toda a vida do paciente.

IMPLANTE DE CARGA IMEDIATA

   O tratamento por Implantes Osseointegrados com Carga Imediata é uma forma prática, rápida e segura de repor a falta de dentes, devolvendo a estética bucal e a função mastigatória num período de aproximadamente 72 horas. A grande vantagem deste tratamento é de não precisar esperar o período de osseointegração, em geral de 4 a 6 meses, para se fazer a prótese. Os implantes são instalados numa única sessão e após aproximadamente 72 horas, a prótese fixa é parafusada nos implantes, e o paciente está apto a mastigar e voltar à vida social. Esta prótese não pode ser removida pelo paciente, somente pelo dentista. A higiene é feita como nos dentes naturais, através da escovação e utilização de fio dental. Tal tratamento é especialmente indicado para pacientes que usam próteses totais (dentaduras) e querem trocá-las por próteses fixas.
      Observação:
   A utilização de procedimentos de Carga Imediata para implantes unitários pode ser utilizada em situações isoladas, nos quais fatores clínicos e gerais do paciente favoreçam tal indicação. Neste caso, imediatamente após a instalação do implante, é colocada uma prótese unitária provisória, e aguarda-se o tempo necessário de osseointegração para ser feita uma prótese definitiva.


Em caso de dúvidas, entre em contato conosco através de um de nossos telefones.

Onde estamos:
Rua Doutor Guilherme da Silva, 450 sala 01, Cambuí, Campinas SP.
cep: 13070-025

Telefones:
(19) 3383-6617
(19) 8826-2142 (plantão)